5 Sinais de Estresse Crônico no Homem

O estresse crônico masculino requer muita atenção para que não cause doenças mais graves. Os níveis de preocupação, cansaço e irritabilidade estão sendo conhecidos como o mal do século. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) cerca de 90% da população do planeta sofre com o estresse. Veja se você se identifica com algum desses fatores…

Principais Sinais do Estresse Crônico

Impotência sexual

A impotência sexual é caracteriza pela incapacidade de o homem começar ou manter uma ereção por tempo suficiente para que aconteça uma relação prazerosa e completa.

Isso acontece porque a tensão causada pelo estresse masculino diminui as substâncias químicas que agem no organismo, como sais minerais, hormônios e neurotransmissores. A falta desses componentes essenciais acaba impactando negativamente as relações sexuais.

estresse crônico e impotência

Libido baixa

Esse mal também é causado pelo estresse masculino, que resulta em mudanças na composição orgânica do organismo e a ausência de substâncias que são responsáveis por “despertar” o desejo sexual. Essa diminuição é decorrente de altos níveis de:

  • cansaço;
  • irritabilidade;
  • preocupação;
  • esgotamento físico e mental.

Alopécia

O estresse masculino é uma das causas da queda de cabelo e da calvície. Com uma vida estressante, há uma importante perda de vitaminas e elevação do cortisol, que desacelera a divisão celular na raiz do cabelo e o resultado é a perda significativa de fios.

Doenças cardíacas e Pressão alta

O estresse é inimigo do coração e da sua saúde. A tensão emocional libera hormônios que são capazes de prejudicar o coração e o sistema arterial. A adrenalina e o cortisol, por exemplo, atuam no aumento da frequência cardíaca e da pressão, provocando grande instabilidade no seu corpo. Isso pode resultar em doenças, ataque cardíaco e até mesmo levar à morte.

Obesidade

Algumas pessoas descontam os problemas na comida como uma resposta emocional e tentativa de buscar prazer para “esconder” os problemas. À medida que o estresse masculino aumenta, há chances de o homem começar a comer em excesso e com isso, ganhar gordura corporal.

Resumindo, é essencial procurar ajuda profissional assim que detectar estes ou outros sinais de cansaço e desânimo, já que doenças mais graves podem surgir de acordo com o seu nível de estresse crônico.

Leia Também

Receita de Bolo de Cenoura Especial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *